O que fazer quando não se tem uma promessa.

Gen. 21:8-21

Muitos de nós não sabemos ou não temos noção se existem promessas de Deus a nosso respeito; o filho de Abraão  com Hagar estava experimentando essa verdade, embora tivesse nascido na casa de Abraão, agora estava sendo enxotado para fora sem perspectiva de futuro, a única coisa que levou foram alguns pães e uma vasilha de água, o que fazer nessas horas?

Primeiro entender que não dá pra pegar carona na promessa dos outros. Gen. 21:9,10

Toda promessa tem um caráter individual, muito embora ela alcance gerações futuras, ela sempre começa com um indivíduo.

Não posso imaginar que Deus vai me dar o que não me pertence, a promessa que Deus deu a Abraão dizia respeito a um filho dele e de Sara, portanto Ismael não participaria daquela promessa.

Ló, por exemplo, pegou carona na benção de Abraão, mas chegou um tempo que teve que se separar, porque Deus trata conosco no individual para que o relacionamento com Ele seja estimulado em nós.

Segundo, preciso entender que o desamparo do homem não significa desamparo de Deus. Gen. 21:14,17.

As nossas experiências humanas de relacionamentos falidos e problemáticos geralmente são indevidamente transferidas para nossa relação espiritual e acabamos desenvolvendo uma espiritualidade disfuncional e frágil que nos impede de ver que Deus tem interesse em se relacionar conosco.

O ser humano pode falhar conosco sim, mas isso não significa que Deus fará o mesmo porque Ele está acima de sua criação; foi isso que Hagar e seu filho Ismael experimentaram no deserto, Deus interviu na sua história e não os desamparou como Sara e Abraão haviam feito.

Precisamos entender também que o deserto não é um inimigo, mas lugar de reivindicar promessas. Gen. 21:15-18.

Quando olhamos para as situações difíceis da vida e as interpretamos como inimiga não conseguimos enxergar as oportunidades que os desafios nos trazem.

Quando estamos em apuros essa é a melhor hora para clamar a Deus e reivindicar as suas promessas contidas na sua Palavra.

Entender que podemos gerar resposta de Deus quando choramos a Ele nossas necessidades. Gen. 21:17,18.

A Bíblia diz que Deus não despreza um coração contrito e quebrantado, Salmos 51:17, portanto derramar diante de Deus em oração nossas necessidades traz respostas que vão solucionar ou nos dar suporte para enfrentarmos os desafios extraindo deles o aprendizado e crescimento que Ele planejou para nós.

Entender que Deus sempre prepara um poço no deserto. Gen. 21:19-21.

Sempre tem uma solução em cada problema que a vida nos apresenta, o problema é que na maioria das vezes estamos tão focados no problema que não conseguimos expandir nossa visão para perceber as soluções que podem existir a nossa volta, Hagar estava tão desesperada que não enxergou o poço de água relativamente perto dela, o anjo não fez milagres, o texto diz que os olhos dela foram abertos para ver o poço que já estava ali.

Olha, quem sabe o teu poço de águas vivas, tua solução, está perto de você, mas quanto mais focamos nas nossas dores e problemas, mais ficamos cegos para as soluções que estão preparadas para nós.

Concluindo quero te dizer: pra cada problema Deus tem uma solução, Ele não cria cadeados sem chave.

Origem dos conflitos em Israel

________________________

Anuncie Conosco

________________________

Apoio (Clique na Imagem)