SALMOS 23

 

          Um dos mais excelentes Salmos de Davi, aqui a espada dá lugar a harpa, é chamado por CHARLES SPURGEON, como o rouxinol dos Salmos.

          A posição do Salmo é digno de nota,. Vem depois do Salmo 22, que é chamado de “O SALMO DA CRUZ”; não há verdes pastos e águas tranquilas junto ao Salmo 22. Só depois de lermos “DEUS MEU, DEUS MEU, PORQUE ME DESAMPARASTE?”, é que chegamos a “O SENHOR É MEU PASTOR”.

 

           Davi traz o refrigério do SENHOR que é PASTOR e do PASTOR que é SENHOR. É a relação com o senhorio de DEUS que nos dá acesso ao seu cuidado pastoral.

            Há um consolo, um refrigério em DEUS que não encontramos em mais ninguém e em nenhum lugar, não importa as agruras da vida que possas estar assolando a alma e fustigando o corpo que não tenha uma resposta de DEUS. 

            DAVI é a prova de que a intimidade com DEUS gera em nós um suporte emocional e espiritual para enfrentarmos e vencermos os tempos difíceis e vales de “sombra de morte” que tenhamos que passar.

 

O Senhor é meu pastor; e não me faltará.

O texto original não traz a palavra NADA FALTARÁ, mas sim NÃO FALTARÁ, porque as coisas podem até faltar, mas DEUS sempre estará lá. Observe João 6:1, a multidão teve falta de pão, mas JESUS, O SENHOR, estava lá. O pão faltou, mas a presença de JESUS trouxe a solução que precisavam naquela hora.

Nas nossas necessidades sensoriais, psíquicas e espirituais ELE não nos faltará e não nos decepcionará.

Temos aqui a declaração da fidelidade do pastor e da fé da ovelha.

 

Em pastagens verdejantes me faz descansar; guia-me mansamente para junto das águas tranquilas;

ELE nos faz descansar sobre a provisão. Nas nossas necessidades ELE mostra que é nossa provisão. Não se trata de que ELE vai prover, ELE já proveu, de antemão preparou tudo o que precisaríamos nessa jornada.

Quando HAGAR estava abandonada no deserto e esperando o filho morrer, DEUS abre os olhos dela e ela vê um poço de água ao seu lado, a provisão estava lá, mas ela não estava vendo, assim DEUS nos faz repousar no lugar da nossa provisão; HAGAR só viu a provisão depois de DEUS falar com ela, você só verá a provisão depois da intimidade com DEUS.

JESUS CRISTO é a provisão de DEUS para a igreja.

 

Restaura a minha alma e me guia pelas veredas de justiça por amor do seu NOME.

DAVI fala de provisão para o físico e para a alma, a preocupação de DEUS é com o nosso todo, ELE supre em todas as esferas do ser humano.

Ao revelar a necessidade da ovelha também revela quem tem essa necessidade: A ALMA ; quem precisa ser restaurada? A ALMA. 

O alimento oferecido é tanto físico quanto espiritual, porque por vezes o que mais nos fere são as dores da ALMA. As aflições são mais doloridas que a fome física.

A ALMA precisa de restauração porque ela não nasce de novo, mas ela ainda conserva dentro de si a lembrança do ÉDEN onde era plena e satisfeita, sem traumas e dores.

A jornada da vida te faz atravessar experiências e situações que você nunca poderia imaginar, veja o caso de NOEMI no livro de RUTE.

 

Ainda que eu atravessasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; tua vara e teu cajado me consolam.

Nas necessidades de segurança, na hora da morte temos a garantia da PRESENÇA. DAVI está falando da pressão.

O VALE DA SOMBRA DA MORTE fica a  27 km de Jerusalém e a liga a Jericó, é uma depressão de 1.000 mts, conhecida como LADEIRA DE SANGUE.

O que Davi está dizendo ainda que fosse necessário passar por esse lugar, ele não se sentiria desprotegido.

É a proteção do SENHOR fica ilustrada nas duas ferramentas de pastoreio daquela época: a vara é o cajado.

É bom ressaltar que a VARA era um instrumento para afugentar o lobo e não para fustigar as ovelhas, o CAJADO era outra ferramenta do pastor e era usado para resgatar a ovelha quando ela estava em lugares onde o pastor não pudesse alcançá-la manualmente.

 

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Eu ouço algumas pessoas dizerem que não tem inimigos, o homem bom também tem inimigos, ou então ele não seria como seu SENHOR, pois em Tiago 4:4 diz que: “a amizade do mundo é inimizade contra Deus”.

Quando o soldado está no front de batalha perante seus inimigos ele faz uma refeição rápida de olho na guerra, mas aqui Davi está dizendo que no meio da guerra temos uma mesa posta com todos os protocolos, porque no meio da guerra o SENHOR nos dá paz.

A UNÇÃO é mais que necessária, porque quando estamos na guerra nossos pensamentos ficam perturbados, o medo pode nos invadir, essa é a razão de DAVI trazer essa revelação; no meio da guerra tem unção sobre nossa cabeça e essa unção organiza nossas estratégias e pensamentos e faz o coração transbordar, isto é nossos sentimentos ficarão seguros em DEUS. PAULO, o apóstolo diz em  Filipenses 4: 7: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

 

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias.

Duas companhias mais que necessárias: BONDADE E MISERICÓRDIA; o que é interessante aqui é que essa bondade e misericórdia não são humanas, mas Divinas, porque se fossem humanas teriam limites e teriam que ser buscadas, mas DAVI está dizendo que “ELAS” me seguirão, isto é, DEUS as enviará à minha procura sempre, todos os dias. Em Deuteronômio 28:2 diz que as bênçãos do Senhor nos perseguirão e nos alcançarão.

João 8:35 diz “Ora, o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.” Enquanto eu estiver aqui serei Filho na casa com o meu DEUS. O mundo será a casa de Deus para mim, porque estou escondido NELE, quando eu subir para ELE não mudarei de companhia nem de casa somente irei habitar para sempre com ELE num novo nível de relacionamento, pois aqui ou no porvir estamos NELE através da SALVAÇÃO PELO SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

 

Aniversário MAR no Brasil
Origem dos conflitos em Israel

________________________

Anuncie Conosco

________________________

Apoio (Clique na Imagem)